Contador

Quem sou eu

Minha foto
Fundada em Setembro de 1990 a escola Estadual Ramiro Olavo é uma homenagem prestada ao referido professor, contabilista, engenheiro agrônomo, taquigráfo, poeta e escritor cuja atividade principal foi o magistério na qual se dedicou exaustivamente a nobre profissão dentro do serviço público. Atualmente a escola funciona nos três turnos, atende 1062 alunos devidamente matriculados, dispõe de oito salas de aulas, uma biblioteca com excelente acervo bibliográfico e um laboratório de informática, ambos em funcionamento nos três turnos aos alunos da escola e demais alunos do entorno. Tem uma equipe de professores e técnicos muito competente, desenvolve alguns projetos importantes para a comunidade e é referencia do bairro.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Somos Guerreiros



Somos guerreiros por estarmos em sala de aula
Por acreditarmos em nossos sonhos
Por acreditarmos nos sonhos dos nossos alunos
Por fazermos a diferença

Somos guerreiros pelas bolinhas de papel na cabeça
Pelas noites mal dormidas
Pelas aulas nos sábados
Pelas centenas de provas a serem corrigidas

Somos guerreiros pelos direitos que nos são retirados
Pelos momentos que somos calados
Pelos salários que estão esmagados
Pelos vales coxinhas mal temperados

Somos guerreiros porque somos professores
Porque temos vocação
Porque usamos a razão
Porque controlamos a emoção

Na verdade, somos guerreiros pelo fato de lutarmos sempre pela EDUCAÇÃO e nunca desistiremos de um mundo mais crítico, consciente e pensador.

Homenagem ao dia do professor!!!
MARCO LUCAS


sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A FESTA DA FÉ



Círio 2008: Praça Santuário terá visual mais moderno

Após pouco mais de dois meses de obras, a revitalização da Praça Santuário de Nazaré está prevista para terminar neste domingo, dia 5. A partir de segunda, começam os testes de iluminação, som e manutenção da grama para que tudo esteja pronto até a inauguração, marcada para o dia 9, também data da abertura oficial do Círio 2008. A reforma começou no dia 23 de julho. O traçado original da praça foi mantido, mas foi feita uma revitalização arquitetônica e paisagística para garantir um visual mais moderno, ressaltando os monumentos e com um piso totalmente novo.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Círio 2008


História
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela. No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã