Contador

Quem sou eu

Minha foto
Fundada em Setembro de 1990 a escola Estadual Ramiro Olavo é uma homenagem prestada ao referido professor, contabilista, engenheiro agrônomo, taquigráfo, poeta e escritor cuja atividade principal foi o magistério na qual se dedicou exaustivamente a nobre profissão dentro do serviço público. Atualmente a escola funciona nos três turnos, atende 1062 alunos devidamente matriculados, dispõe de oito salas de aulas, uma biblioteca com excelente acervo bibliográfico e um laboratório de informática, ambos em funcionamento nos três turnos aos alunos da escola e demais alunos do entorno. Tem uma equipe de professores e técnicos muito competente, desenvolve alguns projetos importantes para a comunidade e é referencia do bairro.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bulling: Violência Escolar

A violência escolar é algo muito sério que vem tomando conta das escolas dos grandes centros urbanos no Brasil e no mundo. Em Belém, infelizmente também já vem acontecendo casos assustadores e preocupantes, e por conta disso existem hoje no estado instituições de ensino e educadores muito preocupados com esse aumento de violência, existem estudos, fóruns e a atenção voltada para esta análise. Aqui na escola Ramiro Olavo não é diferente, apesar da incidência de casos serem pequenas, estamos situados numa área carente com "n" situações sociais, famílias desestruturadas, problemáticas, carentes humanos e sociais, enfim, há uma preocupação nesta instituição de ensino cuja estratégia é trabalhar melhor a afetividade, valorizar os direitos dos alunos mas cobrar com rigor seus deveres, o diálogo é a base, e quando possível, a promoção de palestra. Com nesta preocupação do aumento da violência fora e dentro das escolas, a professora Ivonete Ibiapina, aproveitou o tema do Movimento Científico e Cultural do ano passado (2008) cujo lema era a valorização da vida humano, somados as queixas dos alunos de desrespeito, xingamentos e intimidações e enfocou como sub-tema o BULLING, um tipo de violência psicológica principalmente, muito comum em praticamente todas as escolas, de todas as idades e classes, algumas com uma incidência maior outras nem tanto. O trabalho foi maravilhoso, envolveu uma turma (801 Manhã) e foi desenvolvido a princípio em forma de orientações e sensibilização com material em slide para os alunos, depois eles desenvolveram pesquisa de aprofundamento e conhecimento individual para a turma. Numa segunda etapa, a turma subdivida em grupos com ofício e com o apoio da professora orientadora do tema, foram a uma escola municipal na proximidade da nossa e fizeram um trabalho de conscientização do que seja bulling, foi distribuído folder informativo e afixado cartaz, foi deixado também uma caixinha chamada de "confessiódromo" para serem deixados relatos anônimos, assim como na própria escola Ramiro também. O resultado foi surpreendente e assustador. Como resultado final foi feito pelos mesmos alunos envolvidos um clipe de conscientização a qual disponibilizamos aqui. Neste ano, o trabalho de conscientização usando o mesmo material continua sendo desenvolvido sala a sala da escola Ramiro Olavo. Foi feito também uma enquete na época e disponibilizado também um cartaz informativo a qual você poderá ver na postagem do ano passado. Gostaríamos que após ver o vídeo e saber da proposta do trabalho desenvolvido faça seu comentário e contribuição, é muito importante!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AVISO IMPORTANTE !!!

Pró - Universitário
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferta 4.200 vagas a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém (RMB), interessados em participar do Pró-Universitário. O programa é constituído de aulas preparatórias para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e para os processos seletivos das Instituições de Ensino Superior (IES). A primeira aula acontece no próximo dia 23 deste mês, de 8h às 12h e 14h às 18h. As aulas acontecem aos domingos, em três locais da cidade: auditório do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA) e auditório do Seminário Pio X, na rodovia BR-316.
Mais informações: 3201 5165

terça-feira, 18 de agosto de 2009

RAMIRO OLAVO PARTICIPA DOS JEP'S


















As alunas do Futebol de Salão feminino fizeram sua estréia no Jep's (Jogos Estudantis Paraenses) no dia 16 de Agosto. O jogo aconteceu na Escola Madre Celeste, apesar de não obter a vitória a equipe fez uma excelente atuação em quadra com muita garra e união. O próximo jogo acontecerá no sábado dia 22 de agosto às 11:oo hs na escola Madre Celeste. Aguardamos você para torcer pela sua escola.




segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Homenagem aos estudantes!

11 DE AGOSTO
DIA DO ESTUDANTE
Origem
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Oração do estudante
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV . Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.

Nossa Homenagem aos Estudantes
Coração de Estudante(Milton Nascimento e Wagner Tiso)

CQuero falar de uma coisa

DmAdivinha onde ela anda?

FDeve estar dentro do peito

G7 E7 Am Ou caminha pelo ar

C7 C Pode estar aqui do lado

Ab7/5+ C AmBem mais perto que pensamos

FA folha da juventude

Dm F G7É o nome certo desse amor

CJá podaram seus momentos,

DmDesviaram seu destino,

FSeu sorriso de menino,

G7 E7 Am Quantas vezes se escondeu

C7 C Mas, renova-se a esperança

Ab7/5+ C AmNova aurora a cada dia

G7E há que se cuidar do broto, oh, oh

F G7 C G7Pra que a vida nos dê cor, flor e fruto

CCoração de estudante

DmHá que se cuidar da vida,

FHá que se cuidar do mundo,

G7 E7 Am Tomar conta da amizade

C7 C Alegria e muito sonho

Ab7/5+ C AmEspalhados no caminho

G7Verdes: planta e sentimento

F G7 CFolhas, coração, juventude e fé

Datas comemorativas

Agosto
01 · Dia Nacional do Selo
03 · Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeirista
05 · Dia Nacional da Saúde
08 · Dia do Pároco
09 . Dia dos Pais
11 · Dia da Televisão
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Estudante
11 · Dia do Garçom
11 . Dia Internacional da Logosofia
12 · Dia Nacional da Artes
13 · Dia do Economista
14. Dia do Cardiologista
15 · Assunção de Nossa Senhora
15 · Dia da Informática
15 · Dia dos Solteiros
16 . Dia do Filósofo
19 · Dia do Artista de Teatro
19 · Dia Mundial da Fotografia
20 . Dia dos Maçons
22 · Dia do Folclore
22 . Dia do Supervisor Escolar
23 · Dia da Injustiça
24 · Dia da Infância
24 · Dia dos Artistas
24 · Dia de São Bartolomeu
25 · Dia do Feirante
25 · Dia do Soldado
27 · Dia do Corretor de Imóveis
27 · Dia do Psicólogo
28 · Dia da Avicultura
28 · Dia dos Bancários
29 · Dia Nacional do Combate do Fumo
31 · Dia da Nutricionista

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA

Pará lidera casos de gripe suína no Norte
O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) revelou que no Pará existem 50 novos casos confirmados de gripe A (H1N1) e outros 116 suspeitos. Com esses números, o estado passa a liderar a lista de ocorrências da doença no Norte do país. Em segundo lugar na região, está o estado do Amazonas, com apenas seis ocorrências confirmadas. O Pará registra quase dez vezes mais casos da nova gripe que o Amazonas.
A disparidade entre os números chama a atenção. Isso porque, além de estarem localizados na mesma região geográfica, Pará e Amazonas têm muitas semelhanças em relação às condições climáticas e aos hábitos da população, além de fluxo intenso de trânsito de pessoas entre seus territórios. Os dois estados são, em termos de desenvolvimento e de contingente populacional, os maiores da Amazônia.
Na avaliação do diretor de imprensa e assuntos sociais do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Luiz Sena, a disparidade entre a ocorrência da doença nesses estados pode estar relacionada à insuficiência de orientação, em particular nos aeroportos do Pará. Além disso, Sena lembrou que o Pará tem apenas um hospital de referência para atendimento de casos da doença, o Universitário João de Barros Barreto. “Só na região metropolitana de Belém vivem mais de 3 milhões de pessoas. Não é possível que apenas um hospital, que atende a todo tipo de caso de gripe, tenha condições de garantir a qualidade desejada ao atendimento”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do Pará, Ana Helfer, todos os casos confirmados no Estado relacionam-se a pacientes que estiveram nos Estados Unidos, na Argentina, no Chile e em outras regiões brasileiras, sobretudo em Santa Catarina e São Paulo. “A grande maioria desses casos teve manifestação de leve à moderada, que evoluiu muito bem na recuperação. Não temos nenhuma ocorrência de caso grave”, informou Ana Helfer.
ACESSO
Para o infectologista e membro do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A no Amazonas, Marcelo Cordeiro, a diferença entre o número de casos entre os dois Estados está relacionada ao acesso a esses territórios. “O acesso ao Amazonas está praticamente limitado a vias aéreas ou fluviais. No Pará, entram também as rodovias, que permitem uma circulação bem maior de pessoas, incluindo caminhoneiros que cruzam todo o país para a distribuição de cargas. Possivelmente esse é o fator que causa a diferença”, disse.
>> Kits de diagnósticos ainda não chegaram
Os cinco kits com reagentes para o diagnóstico da gripe A (H1N1) no Instituto Evandro Chagas que estavam previstos para chegar na manhã de ontem, não chegaram e devem estar disponíveis no laboratório apenas durante o dia de hoje. De acordo com a diretora do IEC, Elisabeth Santos, houve um atraso no material por conta de uma série de exigências da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A preocupação do IEC agora gira em torno das condições de uso do material que irá chegar. Segundo Elisabeth, os reagentes devem ser acondicionados adequadamente para que o material não se torne impróprio para uso. “Não queremos nem pensar na possibilidade desse material chegar estragado aqui. Se isso acontecer teremos um grande problema a enfrentar”. Ainda de acordo com a diretora do IEC, mesmo sem a chegada dos kits, os testes continuam sendo realizados no instituto, dando prioridade sempre para os casos considerados mais graves.
>> Suspeitas em Castanhal e Santarém
Uma mulher, recém-chegada do estado de São Paulo, deu entrada, na última terça-feira, no Hospital Municipal de Castanhal, com suspeita da gripe A. A paciente passou por uma avaliação médica, além da realização de coleta de material que foi enviado ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Até a noite de ontem o resultado ainda não havia sido divulgado. A expectativa da Sesma é de que isso ocorra ainda hoje. Já em Santarém, a suspeita chegou com uma jovem de 21 anos, que está internada, desde a última terça-feira, no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Ela pode ter contraído a doença em Belém, onde participou de um evento acadêmico.
(Diário do Pará)