Contador

Quem sou eu

Minha foto
Fundada em Setembro de 1990 a escola Estadual Ramiro Olavo é uma homenagem prestada ao referido professor, contabilista, engenheiro agrônomo, taquigráfo, poeta e escritor cuja atividade principal foi o magistério na qual se dedicou exaustivamente a nobre profissão dentro do serviço público. Atualmente a escola funciona nos três turnos, atende 1062 alunos devidamente matriculados, dispõe de oito salas de aulas, uma biblioteca com excelente acervo bibliográfico e um laboratório de informática, ambos em funcionamento nos três turnos aos alunos da escola e demais alunos do entorno. Tem uma equipe de professores e técnicos muito competente, desenvolve alguns projetos importantes para a comunidade e é referencia do bairro.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bulling: Violência Escolar

A violência escolar é algo muito sério que vem tomando conta das escolas dos grandes centros urbanos no Brasil e no mundo. Em Belém, infelizmente também já vem acontecendo casos assustadores e preocupantes, e por conta disso existem hoje no estado instituições de ensino e educadores muito preocupados com esse aumento de violência, existem estudos, fóruns e a atenção voltada para esta análise. Aqui na escola Ramiro Olavo não é diferente, apesar da incidência de casos serem pequenas, estamos situados numa área carente com "n" situações sociais, famílias desestruturadas, problemáticas, carentes humanos e sociais, enfim, há uma preocupação nesta instituição de ensino cuja estratégia é trabalhar melhor a afetividade, valorizar os direitos dos alunos mas cobrar com rigor seus deveres, o diálogo é a base, e quando possível, a promoção de palestra. Com nesta preocupação do aumento da violência fora e dentro das escolas, a professora Ivonete Ibiapina, aproveitou o tema do Movimento Científico e Cultural do ano passado (2008) cujo lema era a valorização da vida humano, somados as queixas dos alunos de desrespeito, xingamentos e intimidações e enfocou como sub-tema o BULLING, um tipo de violência psicológica principalmente, muito comum em praticamente todas as escolas, de todas as idades e classes, algumas com uma incidência maior outras nem tanto. O trabalho foi maravilhoso, envolveu uma turma (801 Manhã) e foi desenvolvido a princípio em forma de orientações e sensibilização com material em slide para os alunos, depois eles desenvolveram pesquisa de aprofundamento e conhecimento individual para a turma. Numa segunda etapa, a turma subdivida em grupos com ofício e com o apoio da professora orientadora do tema, foram a uma escola municipal na proximidade da nossa e fizeram um trabalho de conscientização do que seja bulling, foi distribuído folder informativo e afixado cartaz, foi deixado também uma caixinha chamada de "confessiódromo" para serem deixados relatos anônimos, assim como na própria escola Ramiro também. O resultado foi surpreendente e assustador. Como resultado final foi feito pelos mesmos alunos envolvidos um clipe de conscientização a qual disponibilizamos aqui. Neste ano, o trabalho de conscientização usando o mesmo material continua sendo desenvolvido sala a sala da escola Ramiro Olavo. Foi feito também uma enquete na época e disponibilizado também um cartaz informativo a qual você poderá ver na postagem do ano passado. Gostaríamos que após ver o vídeo e saber da proposta do trabalho desenvolvido faça seu comentário e contribuição, é muito importante!

2 comentários:

profª Maria do Carmo disse...

Vi esse video no Blog do prof. Marco Lucas quero parabenizar a Escola Ramiro Olavo pelo trabalho de leitura e aprofundamento feito sobre o tema BLLYING que compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e que está bem presente em nossa realidade escolar, o que taz uma série de consequências negativas ao vitimado, sendo a mais "leve" a evasão escolar.
Na minha opinião este trabalho deveria ser destaque no Blog. Pergunto também, por que não apresentado no seminario "Encontro dos facilitadores que houve final de junho na Escola Souza Franco" Teria sido bem legal professores e alunos mostrando esse resultado, bem como todo o processo. Por que não enviou esse video para publicação no Blog do NTE? Facilitadores da SI do Ramiro Olavo, vocês precisam divulgar, compartilhar mais essas experiências. Por que não sugeriu a outras turmas que vissem esse video e tecessem comentários?
Maria do Carmo (NTE)

profª Maria do Carmo disse...

Olá pessoal, desculpe, quando eu estava escrevendo o texto anterior deu um bug em meu computador e tive que finalizar antes de completar meu texto. Para finalizar eu só gostaria de parabenizar a profª Ivonete pela forma que conduziu o trabalho, e sugerir que ações como esta, achei excelente, devem ser compartilhadas de forma mais ampla, pois só assim é que ficamos sabendo dessas experiencias tão significativas que a escola desenvolve.
Um grande abraço
Profª Mª do Carmo